sexta-feira, 25 de julho de 2008

E agora, José?

"A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou..." É com esse verso de Carlos Drummond de Andrade que inicio esse post. Que vida corrida e louca é essa? Pára tudo, pelo amor de Deus! Pense numa pessoa que dorme tarde e acorda cedo e está com um monte de afazeres atrasados? Sou eu! Juro, de pé junto, que não é falta de planejamento. Mas sabe quando tudo acontece ao-mesmo-tempo-agora? Estou assim! Não vejo a hora de acordar daqui a duas semanas. Até lá, a demanda de comunicação já reduziu, os trabalhos da pós idem e os livros que preciso ler também já foram devorados. Como diz a gíria "o bicho tá pegando"...

Apesar disso, a vida tá boa! :) Surpresinhas começando a surgir. Queridão bombando e eu feliz! :)

No mais é isso... estou no meio de um pensamento louco sobre consumerismo, distinção/imitação e mamesis. Por que não estudei isso antes? uahauahauahu

Deixarei aqui um texto para refletir com vocês:


A mulher perfeita

Nasrudin conversava com um amigo:

– Então, Mullah, nunca pensaste em casamento?

– Muito. – respondeu Nasrudin – Em minha juventude, resolvi conhecer a mulher perfeita. Atravessei o deserto, estive em Damasco e conheci uma mulher espiritualizada e linda; mas ela não sabia nada das coisas do mundo. Continuei a viagem e fui a Isfahan; lá encontrei uma mulher que conhecia o reino da matéria e do espírito, mas não era bonita. Então resolvi ir até o Cairo, onde, finalmente, jantei na casa de uma moça bonita, religiosa e conhecedora da realidade material.

– E por que não casaste com ela?

– Ah, meu companheiro! Infelizmente, ela também procurava um homem perfeito.


Paulo Coelho

(hahahahaha) Adoreeeei ! :) hahahaha

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Amores...

No meu blog antigo, o Hera, escrevi por uns dois anos sem parar. Acho que foi o período que mais me dediquei ao mundo virtual. Isso porque, nessa época, eu vivia um momento intenso de liberdade, não tinha que me preocupar com casa, nem com contas a pagar. Registrava um monte de aventura desmedida de uma eterna jovem sonhadora (sonho sempre e no que dia parar, por favor, me enterrem!), que era mais persistente do que hoje e menos maliciosa. Nesse período, minhas emoções oscilavam de tal forma que não conseguia identificar a tristeza da felicidade. Conseguia dissipar rápido as más energias. Só não tinha muita sorte no amor, nessa época. Nossa... só queria o impossível ! (hahhhaah) Mas isso foi tão bom para mim... passei boa parte do tempo amando o que não existia. Que loucura, né? Gaby Lacerda: a rainha do amor platônico! hahahhhahh Brincadeiras à parte, não fui completamente ruim nesse quesito. Já fui muito bem correspondida e sou eternamente grata para com aqueles que me ensinaram e contribuíram para o meu amadurecimento pessoal e moral. Inclusive, com aqueles que não agiram de forma tão correta assim. Mas agradeço, demais, por isso! Consegui superar e perceber que o amor não correspondido não mata, só fortalece!

Essa introdução toda veio à tona quando reencontrei um site que eu visitava sempre nessa época: Somos Todos Um. Gente, sabe o que existe de melhor quando uma pessoa é carente? A esperança! hahahaha Aproveitava para jogar búzios, tarô e a fazer sinastria enquanto rolava uma paixonite aguda. Além disso, lia os textos de Rosana Braga, na seção Alma Gêmea, e ainda recomendava para as amigas! hhahhaa Mimi que o diga! :)

E ainda digo mais: boa parte dos meus posts tinham um viés amoroso e, muitas vezes, vinham recheados de consolos românticos escritos por Rosana Braga. Hoje dou risada, mas naquela época... hahahahahha O mundo das lamentações!

Vejam esse texto que compartilho com vocês. Diga aí se não vale a pena ler? uahauhuahu


O amor se aprende, a alegria se constrói!!
:: Rosana Braga ::


Lembra-se daquela famosa e inesquecível frase "E foram felizes para sempre...", que sempre finalizava as histórias de contos de fadas num tom infalível?! Ela nos dá a nítida impressão de que todos nós temos um príncipe encantado ou uma fórmula mágica à nossa espera e que, ao encontrá-lo ou descobri-la, inevitavelmente seremos felizes para sempre; como se o simples fato de decidirmos ficar ao lado de alguém fosse suficiente para nos garantir a felicidade eterna...

Certamente muitas pessoas diriam: "Que pena que isso não basta!", mas a verdade é que felizmente essas histórias de amor perfeito, par perfeito, pessoas perfeitas e vidas perfeitas não passam de contos de fadas! Embora tenham uma importância didática e significativa na infância, todos nós crescemos e, definitivamente, não somos personagens encantados de histórias infantis!

Somos reais... humanos... somos uma infinidade de sentimentos bons e ruins, dúvidas, assombros, surpresas, qualidades e, acima de tudo, seres imperfeitos. Que maravilha! Isso quer dizer que, a cada dia, podemos aprender coisas novas, descobrir novos caminhos, voltar atrás em nossos erros ou, pelo menos, tentar não repeti-los mais! Podemos crescer, mudar, transformar, experimentar novas sensações, novas situações... enfim, isso quer dizer que nosso caminho nunca termina; que nossa vida não se resume num final feliz ao encontrarmos a "companhia encantada" ou solucionarmos um problema. Temos que viver intensamente cada dia de nossa preciosa vida. Temos que aprender a amar, dividir, perdoar, envelhecer, errar e consertar, esquecer, relembrar, comemorar, aceitar, enfim, sermos nós mesmos dentro deste surpreendente acontecimento que é a oportunidade de viver.

O mais difícil, muitas vezes, é admitir nossos próprios enganos, mas na medida em que conseguimos compreender que é através desta imperfeição que podemos nos tornar mais humanos, mais cativantes e mais maduros, é que conseguiremos caminhar naturalmente em direção à grandeza da humanidade.

Tem muita gente que prefere deixar de viver a ter de admitir e assumir as conseqüências de suas falhas. Talvez pareça mais fácil abandonar a própria vida do que lutar para se transformar em alguém melhor. Apesar de, geralmente, acreditarem que pôr fim à própria vida seja uma atitude corajosa e nobre, aqueles que tomam esta radical decisão estão apenas se atolando em seus próprios desenganos e perdendo a chance divina de aprender a serem felizes.

O amor se aprende; a alegria se constrói; ser feliz é uma escolha que cabe somente a cada um de nós. Ninguém pode ser qualquer coisa pelo outro, porque somos únicos, somos especiais, somos exclusivos.

Equilíbrio para a busca da Alma Gêmea

Veja, sinta, perceba, imagine ou faça de conta que você está ao lado da nova estrada da tua vida emocional. A estrada acaba de ser construída. Nunca ninguém pisou nela. Imagine esta estrada segura, protegida, toda sinalizada. Respire uma vez e entre nesta estrada.
Pise na linha do meio da estrada, que separa as duas pistas iguais. Esta linha do meio é a linha do equilíbrio. Vá andando por esta linha. Mantenha os seus braços abertos. O seu coração aberto.

Veja sair do seu coração uma luz verde que ilumina essa estrada e veja que essa estrada vai ficando esverdeada. Agora, aviste um homem vindo lá do fim da estrada. Ele também tem o peito iluminado de verde.
Veja esse homem chegando perto de você. E ele vê você chegando perto dele. Imagine agora este encontro, um grande abraço entre os dois.
Uni homem e uma mulher. Feitos um para o outro, na mesma medida. Observe que o peito dele se encaixa no seu. Está ai o homem da sua vida. A metade perfeita do seu equilíbrio.

Agradeça o Universo por ter lhe mandado um homem perfeito.
Respire e abra os olhos.
Repita esse exercício por 21 dias

domingo, 20 de julho de 2008

"O mundo é bom e a felicidade até existe"

É. Já dizia o Rei Roberto Carlos. "O mundo é bom e a felicidade até existe". Apesar de muitas vezes vivermos situações caóticas, devemos, sempre, retomar essa frase em nossos pensamentos. Claro que é difícil acreditar num mundo melhor quando tudo parece estar de cabeça para baixo. Mas é aí que entra Rê Russo - meu super querido -, que, muito sabiamente, escreveu o verso "Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito", na canção "Eu Era um Lobisomem Juvenil".

E é assim que toco a minha vida. Já não consigo mais assistir aos telejornais noturnos, por causa da violência. Não consigo dormir, fico pensando nas imagens, no que é dito e não-dito, e me sinto impotente. Não é uma fuga, mas é uma forma de me poupar minutos antes de dormir. Acompanho os fatos do dia-a-dia, através do jornalismo on-line, e dos telejornais diurnos. Mas à noite, por favor, me deixe dormir em paz. Isso é apenas um exemplo de uma situação que consegue sugar a minha energia. E já que identifiquei isso, não tenho porque continuar sofrendo consciente e inconscientemente. Não levo o menor jeito para o masoquismo. Por isso, devemos seguir nossos corações e nos "livrarmos" de tudo o que nos incomoda, nos angustia, nos coloca para baixo. Podemos fazer uma vida diferente e só depende de nós mesmos.

Por isso, meu bem, disponibilizo aqui a canção do Rei Roberto Carlos - Não quero ver você triste assim...


Não quero ver você triste


O que é que você tem, conta pra mim
Não quero ver você triste assim
Não fique triste o mundo é bom
A felicidade até existe

Enxugue a lágrima, pare de chorar
Você vai ver, tudo vai passar
Você vai sorrir outra vez
Que mal alguém lhe fez, conta pra mim
Não quero ver você triste assim
Olha, vamos sair
Hum... pra que saber aonde ir
Eu só quero ver você sorrir
Enxugue a lágrima, não chore nunca mais
E olha que céu azul, azul até demais
Esqueça o mal, pense só no bem
Que assim a felicidade um dia vem
Agora uma canção, canta pra mm
Não quero ver você triste assim

Olha, vamos sair
Hum... pra que saber onde ir
Eu só quero ver você sorrir
Enxugue a lágrima, não chore nunca mais
E olha que céu azul, azul até demais
Esqueça o mal pense só no bem
Que assim a felicidade um dia vem
Uma canção, canta pra mim
Não quero ver você tão triste assim


sexta-feira, 18 de julho de 2008

"Venero a saudade quando ela está pra terminar"

Um dia desses, estava indo para a pós sozinha, dirigindo, e pensando na vida. De fundo, as músicas tocadas pela Nova Brasil FM. Entre uma canção e outra, refletia sobre a minha vida. Chorei sozinha. Gargalhei. É impressionante como a música tem esse efeito de despertar na gente sentimentos adormecidos. Mais uma vez, revisitei situações já vividas no passado. Quanto sentimento!

Mas uma música me chamou atenção, entre tantas que escutei no caminho - "Lugares proibidos", da cantora Helena Elis. Não conhecia o trabalho dela, mas assim que ouvi essa canção comecei a observar cada palavra, cada trocadilho, cada paradoxo... mexeu comigo! Isso porque, estou começando a priorizar o lado bom da vida e, nessa canção, ela brinca com isso. Depois desse dia, resolvi saber mais quem é essa cantora fuçando aqui na Internet.

Vejam que letra linda:

Lugares Proibidos
Helena Elis

Eu gosto do claro quando é claro que você me ama
Eu gosto do escuro no escuro com você na cama
Eu gosto do não se você diz não viver sem mim
Eu gosto de tudo, tudo que traz você aqui
Eu gosto do nada, nada que te leve para longe
Eu amo a demora sempre que o nosso beijo é longo
Adoro a pressa quando sinto sua pressa em vir me amar
Venero a saudade quando ela está pra terminar
Baby, com você já, já
Mande um buquê de rosas, rosa ou salmão
Versos e beijos e o seu nome no cartão
Me leve café na cama amanhã
Eu finjo que não esperava
Gosto de fazer amor fora de hora
Lugares proibidos com você na estrada
Adoro surpresas sem data
Chega mais cedo amor
Eu finjo que não esperava
Eu gosto da falta quando falta mais juízo em nós
E de telefone, se do outro lado é a sua voz
Adoro a pressa quando sinto sua pressa em vir me amar
Venero a saudade quando ela está pra terminar
Baby com você chegando já


*** Como dizia Laura, personagem do saudoso "Carrossel", "isso é tão romântico..." hahahahah
Dedico a você, meu amor, meu marido, minha vida. "Eu gosto da falta quando falta mais juízo em nós "

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Você já fez a sua lista?

Dando continuidade ao post anterior, resolvi compartilhar aqui com vocês essa belíssima canção de Oswaldo Montenegro - A Lista. Certamente, muitos leitores que passarem por aqui vão se transportar para períodos marcantes em suas vidas. Eu, por exemplo, não consegui terminar a minha lista. A saudade dói. Dói muito e sem chance de cicatrização, porque o que foi não volta mais, pelo menos, com a mesma intensidade e singularidade.

É. Aproveitemos cada momento da nossa vida. Não sei quando terminarei essa lista. Deixarei as lágrimas me darem sossego.


A Lista (Oswaldo Montenegro)


Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você
Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

"Toda saudade é uma espécie de velhice" (Guimarães Rosa)

Ahhhh... hoje quero falar sobre a saudade. Num outro momento da vida, registrei no blog que não gostava muito de sentir saudade, porque a saudade dói. Mas com o passar do tempo, percebi que sentir saudade é a prova de que o sangue está circulando no corpo. Afinal, é praticamente impossível viver sem desejar reencontrar pessoas que, por algum motivo, estão distantes fisicamente ou relembrar momentos da vida que, certamente, não voltam mais, como a nossa infância. É verdade. Como disse Guimarães Rosa, em Sertão Veredas, "toda saudade é uma espécie de velhice". A saudade só existe porque o tempo passa. ("o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa boa? kkkkkk Tirei essa do fundo do baú. Que saudade... rsrsrs)

Não sei se o mesmo ocorre com vocês, mas o que estimula meu sentimento saudosista é a música. Bastou ouvir uma canção que eu escutava em tal momento, para eu viajar no tempo. Dia desses tocou uma música de Raul Seixas e lá fui eu para os meus 12 anos. Lembrei do primeiro beijo. Outro dia, tocou Kid Abelha "eu gosto de ser cruel" e lembrei dos meus 13 anos, quando estudava no Colégio Apoio e dos amigos que fiz lá. Ai que emoção!

Quando estou dirigindo, toca a canção "Tô nem aí", de Luka, que marcou a minha entrada na faculdade e a minha liberdade. Tinha terminado um relacionamento de cinco anos. Me sentia livre. Ê felicidade... Essa música, para mim, tem cheiro de FIB, das Cyberamigas, do Tapioca e da Casa Amarela...

Num outro momento, ouvi um swing baixaria (sim, eu gosto de pagode) dos Sungas. "Galera bonita voltando da praia..." (hahahahah) e lá fui eu relembrar tais situações que vivi com Michele, minha amiga-parceira do pagodão. Aproveitei o gancho para pensar sobre os ensaios do Rock in Rio, principalmente, os da Nata do Samba. "Mas essa mina não me dá bola, fico na cola, na porta da escola..." (hahahahaha) Nessa época, as companheiras de plantão eram Mi e Chris. Que saudade!!!!!!!!!!!

A canção Drão, de Gilberto Gil, por exemplo, lembra anos antes dos meus pais se separarem, quando meu pai dedicou essa música para minha mãe. Posso ouvir em qualquer lugar do mundo: choro feito criança. "Drão, não pense na separação. Os meninos são todos sãos..." (tô chorando...) Saudade da minha família feliz.

E, para finalizar essa nostalgia, lembrei do meu casamento ouvindo Ana Carolina, "É isso aí", música que meu marido entrou na igreja. :))))))))))))))

A música, de fato, me transporta para períodos da minha vida que me tocam profundamente. É a prova de que estou viva, né? Às vezes me pego chorando, outras sorrindo. Isso só quem faz com a gente é a saudade, que, juntamente com o amor, é capaz de nos remeter a lugares adormecidos.

Para finalizar esse post, deixo aqui um verso de Carlos Drummond de Andrade sobre o amor.

Amar

Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
Amar e esquecer,
amar e malamar,
amar e desamar, amar?
Sempre, e até de olhos vidrados, amar?

Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também e amar?
Amar o que o mar traz à praia
o que ee sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?

sábado, 12 de julho de 2008

Graças a Deus estou sentindo tudo...

Seguindo a linha do senso comum, pode-se afirmar que "todo mundo" já teve momentos tristes e alegres. Chorosos e risonhos. Felizes e infelizes. Mas quando a tristeza bate, temos a impressão de que levará um tempo indeterminado para ir embora. E, nesse íntere, eu, pelo menos, acho que não "vou suportar". Aliás, esse termo eu uso sempre. Uma forma de demonstrar meu lado extremo. (risos)

Mas, como Deus é maravilhoso e o tempo é um excelente remédio, como diz a máxima popular, a tempestade sempre dá lugar a um dia ensolarado. E assim é a vida. Hoje resolvi olhar a vida "a la Poliana", vendo o lado positivo sempre das situações. Se você se sente triste neste sabadão, primeiro: o mundo não vai acabar. Tudo é passageiro (pelo amor de Deus, não me venha com aquele dito bizarro "menos o cobrador e o motorista" ... ahahahha) e o consolo é inevitável: se está triste é porque virá algo muito bom em sua vida. (risos) Adoro meus amigos... Todas essas expressões nos dão força para continuar, porque viver é entender que as oscilações são necessárias para o nosso crescimento pessoal, profissional e espiritual.

Segundo: graças a Deus você está sentindo algo! Existe algo pior do que aquele vazio do tipo: não amo ninguém, não sinto nada e aquele ar blasé e indiferente? Então, se qualquer sentimento de impotência, angústia e medo de viver bater em sua porta, sorria. Você está vivo. E tenha a certeza de que amanhã o sol estará lá lindo e brilhoso para você. Afinal, o sol é a certeza que temos de que dias melhores virão. Ele é o nosso despertador vital. Por isso, não deixe que a canção de Cássia Eller "Socorro" seja a sua trilha sonora... "Socorro eu não estou sentindo nada..."

No mais é isso... eu, graças a Deus, estou sentindo tudo... hahahahaha Um misto de emoções, pode ser? kkkkkk :)

Um beijooo e um bom final de semana para todos.

Vamos viver meu povo !!!

Socorro
Cássia Eller
Composição: Arnaldo Antunes/Alice Ruiz

Socorro, não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar, nem pra rir
Socorro, alguma alma, mesmo que penada
Me entregue suas penas
Já não sinto amor, nem dor, já não sinto nada
Socorro, alguém me dê um coração
Que esse já não bate, nem apanha
Por favor, uma emoção pequena
Qualquer coisa
Qualquer coisa que se sinta
Em tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Socorro, alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento, acostamento, encruzilhada
Socorro, eu já não sinto nada, nada

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Mando notícias do mundo de cá....

Mais de 10 dias sem postar. O motivo? O mesmo de sempre. Mas, na verdade, mesmo, acredito que tudo é uma questão de prioridade e não tenho colocado esses meus registros virtuais no topo da minha rotina. Não é arrogância, insensatez ou nada disso. O que ocorre com a pessoa aqui é que preciso ganhar din din, estudar e também curtir os amigos e familiares....

Por falar nisso, no domingo retrasado, recebi as Cyberamigas aqui no meu mundo Orange. Isso mesmo! Ai que alegria!!! Fiz uma massinha, mousse de maracujá e umas entradinhas paras as minhas queridíssimas e seus digníssimos! Foi uma faaaarra. Papeamos, falamos sobre mercado de trabalho e ainda relembramos os tempos de criança brincando de Uno e Imagem & Ação. Sem falar da facul, né? Ahhhh... eu adoro, não vou mentir! :) ihihihihihi

A semana passada toda foi o maior corre-corre. Como sempre, sou movida por desafios e, agora, inventei um, meu bem, que tive (ainda estou tendo) que ralar a camisa. Se der certo, dedico um post só a isso! uahauahauhu Não vou antecipar, porque aprendi, no auge dos meus 25 anos, que precisamos guardar alguns projetos antes que eles se realizem para que nenhuma energia interfira nesse processo. Acredito em energia. Fazer o quê?

Mas estou em outra vibe! Meu coração está em paz e quero compartilhar como vocês uma reflexão que tenho feito sobre esse processo de amadurecimento. Conversei com Queridão, refletimos juntos. Chorei. Afe... chorar faz parrrrte! Só que quero separar um tempinho do dia - não dá para ser agora, são 22h37 e ainda tenho que terminar uma resenha pra pós - para escrever tudo com calma e poder assimilar uma mensagem positiva disso tudo.

E tem outra coisa também (estou elétrica... dá para perceber, né? rs)... Tenho pensado em mudar um pouco o viés desse blog. Com a World Wide Web todos nós temos lugar de fala e tenho observado tanta situação deprimente. Daí pensei em falar mais sobre o meu modo de ver o mundo a partir de um recorte, por exemplo, o assassinato do jovem na boate no RJ ou de uma reportagem que vi de uma jovem que precisa de um fígado para sobreviver. O que acham? Não sei. Ao mesmo tempo, sou totalmente apegada a esse formato do blog auto-ajuda, a la Gaby Lacerda...

Por favor. Comentem. Mudo ou não? Talvez não tenha que mudar de vez, né? Posso misturar... mas e o foco??? ai ai ai... D Ú V I D A.

Tenham uma linda semana!!!