terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"Pedras no caminho? Guardo todas , um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)




" Posso ter defeitos,
viver ansioso e
ficar irritado algumas vezes mas,
não esqueço de que minha vida é
a maior empresa do mundo,
e que posso evitar que
ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que
vale a pena viver apesar
de todos os desafios,
incompreensões
e períodos de crise.


Ser feliz é deixar de ser
vitimados problemas e
se tornar um autor da própria história.


É atravesar desertos fora de si,
mas sercapaz de encontrar um
oásis no recôndito da sua alma.


É agradecer a Deus a cada manhã
pelo milagre da vida.


Ser feliz é não ter medo dos
próprios sentimentos.


É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir " não".
É ter segurançapara receber uma crítica ,
mesmo que injusta.


Pedras no caminho?
Guardo todas ,
um dia vou construir um castelo..."




Fernando Pessoa

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência" (Mahatma Gandhi)







A ideia de ser refém de alguém ou de alguma coisa me dá calafrios. Não suporto pensar que serei obrigada a fazer algo, de forma impositiva, sem ter opção de escolha. E sempre fui assim. Fazendo um balanço da minha vida, vejo que consigo me desvincular sem dó e sem piedade daquilo que me causa sofrimento. Não sou daquelas que aceitam uma situação sem questionar e refletir. Não admito com facilidade a imposição dos pares, o que demonstra, sim, que tenho uma personalidade difícil para alguns, geniosa para outros e determinada para aqueles. 

Gosto mesmo de ter livre arbítrio. Definir a minha história e costurá-la do meu jeito. Tenho uma máxima: se eu posso definir o meu destino, por que devo deixar que o outro escolha por mim? Ancorada nessa perspectiva, vou vivendo. Mas sei que a intransigência, muitas vezes, é nociva. Precisamos saber dosar, buscar o equilíbrio, para não deixar que o excesso de confiança e orgulho nos deixem cegos. Para tanto, recorro à reflexão. Quando me sinto incomodada, angustiada e em conflito paro e penso. Penso. Penso. Penso. Às vezes horas, às vezes dias, às vezes semanas e às vezes meses etc. 

Somos capazes de mudar aquilo que começamos ou deixamos de começar. Faz parte do processo da vida. Somos livres e, nessa condição, podemos traçar aquilo que desejamos. Como diz meu pai: "Ando sempre com as malas arrumadas rumo a outro destino. Nada me prende, nada me impede de seguir a minha viagem". Talvez agora vocês entendam os meus pensamentos, né? Tal pai, tal filha. Eu concordo plenamente e, assim como meu amado pai, já estou de malas prontas para um novo destino. Bem próximo! 

Boa semana a todos e vamos seguir em frente. Sem armaduras e prisões. Coloquemos em prática a possibilidade de mudança. Vale a pena e nos faz um bem danado. Já arrumou as suas malas? Não? Faça isso, mesmo que seja para deixar de stand by. Na hora certa, Deus enviará o sinal para o check in

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

" 'Diabético' é quem não consegue ser doce" (Mário Quintana)




A vida é mesmo doce. Por mais que existam momentos pra lá de amargos o fato de estarmos vivos já é uma grande festa açucarada. Diante disso, vamos adoçar sempre que pudermos a nossa passagem aqui na Terra. Vamos buscar atividades prazerosas, pensamentos positivos e aventuras. Vamos encher os nossos dias de bondade e amor. Vamos dissipar quaisquer energias negativas e distribuir PAZ nesse mundo, muitas vezes, cruel. Vamos, enfim, fazer a diferença e, quem sabe, levar alegria aos inúmeros corações inquietos e aflitos ao nosso redor. E lembre-se: a vida pode até ter provas amargas, mas a vitória tem sabor de mel ! (Damares)

Vamos transformar nossa sexta-feira ainda mais DOCE! 





quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"Reclamar é ferir-se" (Chico Xavier - Emmanuel)

Esse post foi inspirado no feedback de meu marido, Thiago. "Você tem reclamado demais", declarou ontem à noite. O que para ele é reclamação para mim é desabafo. Mas o sentido dado por ele me fez refletir. Por que estou reclamando tanto? O que, de fato, me deixa insatisfeita? Em contrapartida, agradeço diariamente a Deus por me proporcionar tantas realizações e aprendizados. O ato de reclamar mexe com as nossas emoções, tira a nossa tranquilidade e traz à tona um processo pra lá de angustiante. Por isso, como bem destacou Chico Xavier (Emmanuel), "reclamar é ferir-se".

O que fazer, então, para parar de reclamar? Mudar! É preciso olhar os problemas sob um novo ângulo, deixando de lamentar por algo que não deu certo, e buscar seguir em frente ciente de que o melhor ainda está por vir. Precisamos agradecer mais e reclamar menos. Disso, não tenho dúvidas.

Existem mecanismos que podem ajudar nesse processo, como terapia, cursos, atividades prazerosas, enfim, ações que vão fazer toda a diferença em nossa vida. Seremos, assiduamente, contrariados e precisamos ter sabedoria para desenhar novas e saborosas histórias... Afinal, "antes de reclamar do tamanho da cruz que você carrega, lembre-se quem é que está carregando quem". (Dona Geo) #gosteidisso.

Sendo assim, reclamar é, por si só, um ato de ingratidão. É não reconhecer que os acontecimentos vão colaborar para o seu crescimento espiritual. Além disso, existem pessoas que passam situações muito piores e, nem por isso, poluem o mundo com as suas frustrações. Ao contrário, distribuem sorrisos e o mais valioso dos remédios: a esperança.  

Para refletir:

Deus nunca erra


Um rei que não acreditava na bondade de DEUS tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito, Ele não erra!

Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.

Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.

O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas.

O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos.

Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.

Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito afetuosamente. Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?

Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito.

Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Toda a manhã ofereça seu dia a Deus.

Peça para Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!

Sabe por que você está lendo essa mensagem? Eu não sei, mas Deus sabe, pois Ele nunca erra ...

















terça-feira, 4 de janeiro de 2011

"Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra" (William Shakespeare)




Shakeaspeare foi muito sábio ao fazer essa afirmativa. O ressentimento é, de fato, nocivo ao ser humano. Muito mais do que imaginamos. Ele consiste numa mágoa que se guarda de uma ofensa ou de um mal recebido que, com o passar do tempo, permanece presa em nossos corações. Basta lembrar uma determinada situação para o coração demonstrar que está doente, magoado, triste. Tudo isso traz uma carga negativa não somente ao nosso lado espiritual, mas também ao nosso corpo. Assim como o ódio, o ressentimento atua diretamente em nossa mente, corpo e espírito. Mas o que fazer para se livrar dele? O melhor  - e talvez o único - remédio para o ressentimento é o perdão. Perdoar é cancelar uma dívida, é esquecer, de coração, aquilo que o outro lhe fez. É dar uma nova oportunidade a si mesmo e ao outro. Mas é difícil, não? E essa dificuldade é que precisa ser superada! Precisamos lidar com o perdão de forma naturalizada.

Quando perdoamos nos sentimos mais leves. Nos sentimos mais gente. Nos permitimos novas histórias. Nos sentimos curados. O ressentimento é uma doença da alma, mas que, muitas vezes, se materializa em forma de úlcera, gastrite, entre outros... Sentir de novo todas as emoções ruins provocadas por uma mágoa guardada no coração é o triunfo do ressentimento, mas a nossa derrota. Por isso, vamos abrir os nossos corações. Libertá-los do aprisionamento do ressentimento, da mágoa, do ódio e do rancor. Neste novo ano, vamos perdoar mais e entender que a maldade é a escolha do outro. A nós, cabe, portanto, sair dessa sintonia sem amarguras e sequelas. Quando nossos pensamentos nos levarem a momentos ruins, dolorosos e inacabados, capazes de causar uma sensação de amargura, raiva ou vingança vamos redirecioná-los. Dar um freio. Dar um novo sentido. Não vamos perder tempo contemplando cenas de um passado doloroso, mas sim abrirmos espaço para um futuro iluminado. ''A memória do ressentido é uma digestão que não termina'' (Friedrich Wilhelm Nietzche).

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tudo chega com o tempo para quem sabe esperar...

Bem começou o novo ano e já estamos com as nossas metas pré-estabelecidas. Elencamos aquilo que desejamos conquistar, mas, muitas vezes, esquecemos os caminhos que precisamos percorrer para alcançar o que almejamos. Somos imediatistas. Gostaríamos de que tudo ocorresse o quanto antes, rapidamente. Eu, particularmente, sou assim. Se pudesse realizaria tudo em segundos. Sou ansiosa. Metas a longo prazo, de fato, não são o meu forte. Quer dizer, não eram... Estou aprendendo a lidar com desejos que exigem maior tempo para que se concretizem. O tempo, inclusive, passou a ser o meu maior aliado.

Quando me flagro ansiosa retomo a consciência e paro para refletir. Preciso mesmo que isso ocorra logo? Por que não posso esperar? Será que estou desesperada? Faço alguns questionamentos e logo fico calma. Quem sofre de ansiedade sabe bem o que estou falando. É tão difícil aguardar, né? Esperar para quê? risos... E nos justificamos com a máxima "não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje". Sem dúvida, um bálsamo para os nossos corações aflitos.

Mas é justamente nesse momento de angústia, ansiedade e aflição que precisamos ter sabedoria necessária para saber esperar.  Afinal, "tudo chega com o tempo para quem sabe esperar". Devemos respeitar o tempo, principalmente, o tempo de Deus para que tudo ocorra em nossas vidas.Precisamos esperar que Deus emita um sinal de que é chegada a hora da virada para, enfim, saborear a vitória alcançada. Por mais que tenhamos pressa, precisamos respeitar o tempo de Deus, porque Ele sabe, de fato, o que é melhor para a gente. Quantas vezes desejamos algo e depois nos arrependemos? Ainda bem que existe o filtro de Deus e, cá entre nós, existe peneirada melhor do que essa? Acredite e confie. Deus sabe de todas as nossas necessidades.





O Tempo de Deus
Rose Nascimento

Quando ouvi a tua voz, tocou meu coração,


Uma emoção tão forte que eu nunca senti...


O anseio de minh'alma, ensinou-me a superar,


E me mostrou várias razões pra que eu pudesse esperar...


O tempo de Deus na minha vida,


O tempo de Deus pros meus sentimentos,


O tempo de Deus para o milagre,


O tempo de Deus vai se cumprir...


O tempo de Deus pras minhas promessas,


O tempo de Deus pra minha cura,


O tempo de Deus pra me exaltar,


O tempo de Deus... posso esperar...


Ouça a música:

domingo, 2 de janeiro de 2011

Ódio no coração? Desce!



Mais um novo ano se inicia. Mais um ciclo se fecha. Mais um caminho começa a ser desenhado. Em 2011, meu foco será a paz. Essa palavra tão pequenina representa a tranquilidade em nosso coração, a serenidade do nosso espírito e a calma necessária para agirmos com sabedoria. Quando estamos em paz conseguimos enfrentar bem as adversidades, com pragmatismo e cautela. O desafio da vida é aprender a lidar com aquilo que foge do nosso controle. Por isso, "este ano quero paz no meu coração". 

Gostaria de compartilhar com vocês um trecho de uma missa que assisti na televisão dia desses no canal Canção Nova. O tema era o ódio, sentimento que devemos evitar em nossos corações. Durante o seu discurso, o padre falou sobre a importância de não darmos vazão a esse tipo de sentimento, porque quando ele atinge o coração ficamos doentes na alma e também em nosso corpo. Essa missa me fez refletir muito e, por isso, resolvi trazê-la para o blog. Quem sabe também não lhe toca profundamente? 

Pois bem. O padre continuou abordando essa questão e trouxe uma situação bastante comum que ocorre em nosso dia-a-dia. Quantas vezes ouvimos histórias de outrem e sentimos aquela revolta como se estivéssemos diretamente envolvidos naquele relato? Quantas vezes vestimos a camisa de uma situação que não nos pertence? Para mim, isso é natural e costumo fazer isso. O problema do outro também me incomoda. Não sou pedra, parede, porta. Por mais ausente que esteja daquele contexto, me coloco naquela cena e começo a pensar o que poderia fazer para mudar aquele cenário. 

Só que o que estava em xeque na missa não era a compaixão, a piedade. Mas sim, a forma como encaramos os problemas, inclusive dos nossos pares, muitas vezes, intensificando maus sentimentos. Foi quando ele revelou a história de uma senhora que parou ele na rua para desabafar. Ela contou que ficou viúva e para ter direito aos bens deixados pelo marido precisou recorrer a um advogado, já que seria necessário fazer escritura, inventário, enfim, todo esse trâmite jurídico. O que ela não esperava, portanto, era que o advogado agisse de má fé. Segundo o seu depoimento, o profissional passou tudo para o nome dele deixando ela a ver navios. 

O padre disse que ao ouvir a história da viúva foi subindo um negócio, um ódio, uma indignação e que antes daquele sentimento chegar ao coração ele disse DESCE. E mandou a seguinte mensagem: "Quando você sentir que o ódio, a raiva e a revolta estiverem subindo até o coração mande descer. O ódio traz problemas a saúde, a nossa alma, a nossa paz. O ódio é um veneno. Se Deus é amor, como poderemos ter ódio no coração?". 

Achei muito interessante e até engraçado a forma como ele conduziu a situação, porque quantas vezes não sentimos o tal "negócio" subir quando ficamos indignados? Essa missa me fez um bem danado, porque como aquariana que sou tenho um senso de justiça capaz de me fazer bater de frente e atiçar a minha rebeldia. Mas aprendi a lição. Quando qualquer sentimento de ódio, raiva ou revolta começar a subir eu vou mandar DESCER! 

Então tá combinado, né? Ficou com raiva do seu chefe, da sua colega de trabalho, do seu falso amigo, da fila do banco, do trânsito? Pare tudo e mande descer! Não deixe que esse sentimento tire a sua paz e lhe traga consequências para a sua alma e também para a sua materialização aqui na Terra. 

Ódio no coração? DESCE!


Feliz 2011. Muita paz, saúde, tranquilidade e amor para todos vocês!!! Vamos caminhar juntos que a vida ganha um novo sabor.