quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"Reclamar é ferir-se" (Chico Xavier - Emmanuel)

Esse post foi inspirado no feedback de meu marido, Thiago. "Você tem reclamado demais", declarou ontem à noite. O que para ele é reclamação para mim é desabafo. Mas o sentido dado por ele me fez refletir. Por que estou reclamando tanto? O que, de fato, me deixa insatisfeita? Em contrapartida, agradeço diariamente a Deus por me proporcionar tantas realizações e aprendizados. O ato de reclamar mexe com as nossas emoções, tira a nossa tranquilidade e traz à tona um processo pra lá de angustiante. Por isso, como bem destacou Chico Xavier (Emmanuel), "reclamar é ferir-se".

O que fazer, então, para parar de reclamar? Mudar! É preciso olhar os problemas sob um novo ângulo, deixando de lamentar por algo que não deu certo, e buscar seguir em frente ciente de que o melhor ainda está por vir. Precisamos agradecer mais e reclamar menos. Disso, não tenho dúvidas.

Existem mecanismos que podem ajudar nesse processo, como terapia, cursos, atividades prazerosas, enfim, ações que vão fazer toda a diferença em nossa vida. Seremos, assiduamente, contrariados e precisamos ter sabedoria para desenhar novas e saborosas histórias... Afinal, "antes de reclamar do tamanho da cruz que você carrega, lembre-se quem é que está carregando quem". (Dona Geo) #gosteidisso.

Sendo assim, reclamar é, por si só, um ato de ingratidão. É não reconhecer que os acontecimentos vão colaborar para o seu crescimento espiritual. Além disso, existem pessoas que passam situações muito piores e, nem por isso, poluem o mundo com as suas frustrações. Ao contrário, distribuem sorrisos e o mais valioso dos remédios: a esperança.  

Para refletir:

Deus nunca erra


Um rei que não acreditava na bondade de DEUS tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito, Ele não erra!

Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.

Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.

O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas.

O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos.

Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.

Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito afetuosamente. Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?

Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito.

Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Toda a manhã ofereça seu dia a Deus.

Peça para Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!

Sabe por que você está lendo essa mensagem? Eu não sei, mas Deus sabe, pois Ele nunca erra ...

















Nenhum comentário: