domingo, 2 de janeiro de 2011

Ódio no coração? Desce!



Mais um novo ano se inicia. Mais um ciclo se fecha. Mais um caminho começa a ser desenhado. Em 2011, meu foco será a paz. Essa palavra tão pequenina representa a tranquilidade em nosso coração, a serenidade do nosso espírito e a calma necessária para agirmos com sabedoria. Quando estamos em paz conseguimos enfrentar bem as adversidades, com pragmatismo e cautela. O desafio da vida é aprender a lidar com aquilo que foge do nosso controle. Por isso, "este ano quero paz no meu coração". 

Gostaria de compartilhar com vocês um trecho de uma missa que assisti na televisão dia desses no canal Canção Nova. O tema era o ódio, sentimento que devemos evitar em nossos corações. Durante o seu discurso, o padre falou sobre a importância de não darmos vazão a esse tipo de sentimento, porque quando ele atinge o coração ficamos doentes na alma e também em nosso corpo. Essa missa me fez refletir muito e, por isso, resolvi trazê-la para o blog. Quem sabe também não lhe toca profundamente? 

Pois bem. O padre continuou abordando essa questão e trouxe uma situação bastante comum que ocorre em nosso dia-a-dia. Quantas vezes ouvimos histórias de outrem e sentimos aquela revolta como se estivéssemos diretamente envolvidos naquele relato? Quantas vezes vestimos a camisa de uma situação que não nos pertence? Para mim, isso é natural e costumo fazer isso. O problema do outro também me incomoda. Não sou pedra, parede, porta. Por mais ausente que esteja daquele contexto, me coloco naquela cena e começo a pensar o que poderia fazer para mudar aquele cenário. 

Só que o que estava em xeque na missa não era a compaixão, a piedade. Mas sim, a forma como encaramos os problemas, inclusive dos nossos pares, muitas vezes, intensificando maus sentimentos. Foi quando ele revelou a história de uma senhora que parou ele na rua para desabafar. Ela contou que ficou viúva e para ter direito aos bens deixados pelo marido precisou recorrer a um advogado, já que seria necessário fazer escritura, inventário, enfim, todo esse trâmite jurídico. O que ela não esperava, portanto, era que o advogado agisse de má fé. Segundo o seu depoimento, o profissional passou tudo para o nome dele deixando ela a ver navios. 

O padre disse que ao ouvir a história da viúva foi subindo um negócio, um ódio, uma indignação e que antes daquele sentimento chegar ao coração ele disse DESCE. E mandou a seguinte mensagem: "Quando você sentir que o ódio, a raiva e a revolta estiverem subindo até o coração mande descer. O ódio traz problemas a saúde, a nossa alma, a nossa paz. O ódio é um veneno. Se Deus é amor, como poderemos ter ódio no coração?". 

Achei muito interessante e até engraçado a forma como ele conduziu a situação, porque quantas vezes não sentimos o tal "negócio" subir quando ficamos indignados? Essa missa me fez um bem danado, porque como aquariana que sou tenho um senso de justiça capaz de me fazer bater de frente e atiçar a minha rebeldia. Mas aprendi a lição. Quando qualquer sentimento de ódio, raiva ou revolta começar a subir eu vou mandar DESCER! 

Então tá combinado, né? Ficou com raiva do seu chefe, da sua colega de trabalho, do seu falso amigo, da fila do banco, do trânsito? Pare tudo e mande descer! Não deixe que esse sentimento tire a sua paz e lhe traga consequências para a sua alma e também para a sua materialização aqui na Terra. 

Ódio no coração? DESCE!


Feliz 2011. Muita paz, saúde, tranquilidade e amor para todos vocês!!! Vamos caminhar juntos que a vida ganha um novo sabor. 

Um comentário:

celso disse...

Minha amada filha GABY,
Gostei bastante dessa mensagem! E como sempre você essa pessoa criativa e especial.

Beijos de seu Pai que te ama

Celso