domingo, 22 de março de 2009

Quanto vale o amor?

Que vivemos num mundo "irritantemente" capitalista, acredito que todos nós tenhamos consciência disso. Mas, o que você pensa a respeito dessa temática? Eu, particularmente, fico completamente angustiada com a inversão do ser para o ter. Uma certa feita, ouvi uma pessoa dizer que há algum tempo nos preocupávamos mais com o ter do que com o ser, mas que, na contemporaneidade, queremos transmitir uma imagem de que "parecemos" que temos e "parecemos" que somos. Tudo fica apenas no campo da aparência. Do que está ali, evidente. Do que está na camada superficial do ser humano. Do que nos permite julgar o outro ou avaliar quanto ele vale. E concordo com isso. Muitas vezes me pego preocupada com a roupa que vou vestir, se meus cabelos estão sedosos e se a minha maquiagem tem filtro solar. Confesso que fico tensa com algumas posturas que tomo diariamente, mas sempre separo um tempinho do meu dia para revaliar atitudes e conceitos próprios. 

E nesse universo onde tudo tem um preço, qual é o seu? Quando me questionei sobre isso, pensei: "como assim, eu tenho um preço? Vai procurar o que fazer..." Mas depois, com sensatez e razão, constatei, com alguns exemplos, que, de fato,tenho um preço. Ou melhor, minha mão-de-obra tem um preço. Meus valores, não! Por exemplo, quando vou fechar algum contrato com cliente estabeleço um valor-base, ou seja, estipulo um preço para meu trabalho, mínimo. Caso não atinja esse número, não tenho como realizar de forma profissional a minha proposta de trabalho e, com isso, rejeito. Pois bem. Isso tenho bem claro na minha vida. Mas, jamais, vou estabelecer um valor para  a minha moral, para os meus sentimentos, para o que existe de melhor em mim: o meu coração. Não consigo separar sentimento afeitvo de pureza; nem amor de sinceridade. Mas não julgo que troque sentimentos por roupas, sapatos, status, beleza, din din e conforto. Só não conseguiria agir assim. Não gosto de depender do outro e, muito menos, usar as pessoas para me beneficiar com artifícios materiais. Posso até pedir um favor a alguém muito próximo numa situação de socorro. Não sou orgulhosa a tal ponto de achar que não preciso de ninguém. Eu preciso. E muito! Não sou ilha e, graças a Deus, muitas pessoas especiais reforçam essa afirmativa em minha vida. Mas daí ser calculista a ponto de "colar" em alguém para se beneficiar por tabela... jamé!

Aproveito esse tema para deixar aqui a nova música do Jota Quest, La Plata. Essa canção é justamente uma crítica a tudo isso. E eu? Assino embaixo!

la plata

jota quest

Composição: Rogério Flausino

Grana suja
Grana justa
Grana fácil
Grana curta
Grana pra você comprar ajuda

Grana sexy
Grana vídeo
Grana moda
Grana vício
Grana pra você comprar destinos

Pedágio, plágio
A grana do tráfico
Suborno, conforto
A grana do jogo
Grana pra você comprar o almoço

Quanto vale o show?
Quanto vale o amor?
Quanto vale, então, fazer das tripas coração?
Quanto vale o som?
Quanto vale a dor?
Quanto vale a culpa e um pouquinho de atenção?

Grana suja
Grana justa
Grana fácil
Grana curta
Grana pra você comprar ajuda

Grana sexy
Grana vídeo
Grana moda
Grana vício
Grana pra você comprar destinos

Pedágio, plágio
A grana do tráfico
Suborno, conforto
A grana do jogo
Grana super-star 3º mundo...

Quanto vale o show?
Quanto vale o amor?
Quanto vale, então, fazer das tripas coração?
Quanto vale o som?
Quanto vale a dor?
Quanto vale a culpa e um pouquinho de atenção?

"Yo estoy sen un puto man...
Yo estoy na capa...
La plata que me mata...

¿La plata, donde está?
Bésame mucho...Bésame...
Bésame muuucho..."

Quanto vale o show?
Quanto vale o amor?
Quanto vale, então, fazer das tripas coração?
Quanto vale o som?
Quanto vale a dor?
Quanto vale a culpa e um pouquinho de atenção?
Quanto vale o show?
Quanto vale o amor?
Quanto vale, então, fazer das tripas coração?
Quanto vale o som?
Quanto vale a dor?
Quanto vale a culpa e um pouquinho de atenção?

"¿Por qué no te callas?"


Nenhum comentário: