sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Honrai o vosso pai e vossa mãe...

Todas as segundas-feiras, às 19 horas, faço o Evangelho Segundo o Espiritismo em casa, sozinha. Aproveito que Thi está na faculdade para me conectar - de forma mais intensa - à espiritualidade. Essas leituras têm me feito um bem danado, porque retomo às passagens bíblicas na perspectiva que acredito e, com isso, vou aproximando os ensinamentos para a minha realidade. Na última segunda-feira, abri numa página que não caía há muito tempo: Honrai o vosso pai e vossa mãe. Como não acredito em coincidências, li pacientemente cada parágrafo, cada palavra, mesmo já sabendo de "cor e salteado". E aquilo me tocou profundamente.
O texto traz, de forma clara e assertiva, que devemos cuidar dos nossos pais de forma desinteressada, com o coração aberto, ciente de que não estamos fazendo um favor. É a nossa obrigação de filho. Não importa se seus pais não agem como você gostaria, não sabem, muitas vezes, demonstrar o amor que sentem, nem o quanto você é especial, mas, entenda, eles são os responsáveis por você nesta vida. O que percebi nesta passagem é que precisamos reforçar o quão são valiosos e precisamos respeitá-los e compreendê-los mesmo quando não nos compreendem.
Tem um discurso de meu pai que acho interessante e, por isso, vou me apropriá-lo neste momento para abrir um outro questionamento. Vez por outra, meu pai diz que todo mundo é bom da porta de casa para fora. O que ele quer dizer com isso? Que nas nossas relações de trabalho, de amizade, de faculdade e escola buscamos ser agradáveis com o próximo, pacientes, tolerantes, gentis, educados e solícitos. Mas, da porta de dentro, não nos preocupamos em manter as relações familiares. Será que achamos que o amor entre as pessoas com o mesmo sangue não merece ser cultivado? Ou que nossos pais vão ter que nos aceitar de qualquer jeito a ponto de não tentarmos demonstrar o quanto são especiais? Será que eles também não merecem um bom dia, por favor, posso lhe ajudar e ouvir palavras de amor desinteressadas, como amo você e ainda bem que você é minha mãe/pai?
Meus pais são as pessoas mais importantes da minha vida. E, por isso, faço questão de cuidar dessa relação. Já errei, claro, principalmente, na minha fase rebelde, onde o não é torturante. Mas sempre tive na mente e no meu coração que eles são os meus alicerces, a minha força maior materializada aqui na Terra. Agradeço dia após dia por Deus ter me dado essa oportunidade de ter pais tão maravilhosos, tão queridos e tão presentes. E, por isso, sou um grude. Ligo todo dia. Faça chuva ou faça sol.
Diante disso, vamos honrar nossos pais e nossas mães dia após dia. Eles são o nosso escudo, os nossos reflexos, a nossa morada. Não importa o quanto eles lhe magoaram. Eles também são como nós, passíveis de erros e acertos. Dê uma chance. Limpe seu coração. Aceite-os.
E, para finalizar, gostaria de fazer uma alusão a esse tema, trazendo o que Dona Canô disse quando perguntaram a ela por que ela gostava mais de Maria Bethânia do que dos outros filhos. E ela respondeu: "eu gosto de todos os filhos igualmente, mas Maria Bethânia é quem mais me dá atenção. E, por isso, é quem mais recebe a minha atenção também".
Antes de ficar com ciúmes de seus irmãos, pense nisso. :)

2 comentários:

Maria Felisbela disse...

Bom dia Gaby!

Seu post me tocou profundamente... porque é exatamente assim que sinto. Nossos pais são nosso chão. Não os tenho mais aqui... mas qdo penso neles é com um amor imenso e a tranquilidade de quem fez tudo que estava ao seu alcance.
Sinto enorme tristeza qdo vejo pessoas que não conseguem dar o valor que seus pais merecem, que não se esforçam por compreende-los e até mesmo serem compreendidos por eles.
Como filha espero de coração aberto e ansioso por um reencontro. Como mãe espero mostrar ao meu filho o verdadeiro sentido do amor filial. É dificil, mas tenho conseguido. São 18 anos de um relacionamento que faz com que me sinta realizada.

Que nosso Pai te dê a benção da realização filial e maternal.

Obs: D.Canô é uma abençoada.

Anônimo disse...

Isso mesmo Gaby!!
A Bíblia nos ensina que se honrarmos nossos pais os nossos dias aqui na terra serão prolongados.
Bjos
Priscilla