segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

"Se tudo no mundo nos leva para baixo, então a leveza é o ato de dizer não ao peso" (Ítalo Calvino)

Como podem ver, o Bendizer está de cara nova. Já estou me preparando para 2010 e esse espaço reflete o que carrego em mim. Estou numa fase leve. Digamos, assim, que estou projetando a leveza para minha vida como algo fundamental, essencial. Aliás, é, sem dúvida, uma grande meta para o ano que vem. Digo isto, porque quem me conhece sabe que levo (ooops, levava... o poder da mente ajuda... rsrs) tudo muito a sério. Diante dessa triste constatação e de todos os sabores que experimentei no último ano, aprendi que preciso tirar o peso das coisas.

E, engraçado, como revalorizamos algo quando construímos novos sentidos. Essa frase-título do post é de um texto que li na disciplina "Metodologia de Pesquisa", no mestrado, e como estava muito envolvida nos estudos, minha leitura do texto de Ítalo Calvino, intitulado Leveza, naquele momento, se resumiu apenas ao universo acadêmico. "É preciso estar leve para enfrentar o insuportável peso de ser". Naquele contexto, ele foi como um bálsamo para as minhas inquietudes como pesquisadora, mas depois de fazer um balanço sobre minha vida e as minhas perspectivas precisei resgatá-lo.

Comecei a elencar o que queria, de fato, para 2010. Saúde, amor, paz em família, prosperidade. Claro. Isso tudo está no ranking dos meus desejos, sempre, diga-se de passagem. Mas alguma coisa estava faltando. Aí pensei: "preciso não levar tudo tão a sério. Preciso voltar a sorrir mais e me estressar menos. Preciso ter inteligência emocional". E como resumir isso em uma palavra? Leveza. Pimba! Batata-frita... rsrsrs

O que fazer, então, para conseguir essa tal leveza? Bem... não sei, ao certo, mas acredito que a leveza não tem a ver com a camuflagem de sentimentos. Não significa marginalizar os sentimentos com medo de sofrer, nem tampouco ser omisso. A leveza, sem dúvida, está na capacidade de nos reinventarmos, de transformar o feio em algo belo. Em nos proporcionar momentos de paz quando tudo parecer fugir ao nosso controle. É reforçar a fé e semear o amor. Em nós mesmos e também no outro.

Uma semana leve para vocês! :)

Um comentário:

Thiago Monteiro disse...

Kiuzinha, o Blog ficou muito massa!!! Além de ser uma ótima escritora, tá saindo uma ótima design, hein?!?! TE AMO e continue assim!!!