segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência" (Mahatma Gandhi)







A ideia de ser refém de alguém ou de alguma coisa me dá calafrios. Não suporto pensar que serei obrigada a fazer algo, de forma impositiva, sem ter opção de escolha. E sempre fui assim. Fazendo um balanço da minha vida, vejo que consigo me desvincular sem dó e sem piedade daquilo que me causa sofrimento. Não sou daquelas que aceitam uma situação sem questionar e refletir. Não admito com facilidade a imposição dos pares, o que demonstra, sim, que tenho uma personalidade difícil para alguns, geniosa para outros e determinada para aqueles. 

Gosto mesmo de ter livre arbítrio. Definir a minha história e costurá-la do meu jeito. Tenho uma máxima: se eu posso definir o meu destino, por que devo deixar que o outro escolha por mim? Ancorada nessa perspectiva, vou vivendo. Mas sei que a intransigência, muitas vezes, é nociva. Precisamos saber dosar, buscar o equilíbrio, para não deixar que o excesso de confiança e orgulho nos deixem cegos. Para tanto, recorro à reflexão. Quando me sinto incomodada, angustiada e em conflito paro e penso. Penso. Penso. Penso. Às vezes horas, às vezes dias, às vezes semanas e às vezes meses etc. 

Somos capazes de mudar aquilo que começamos ou deixamos de começar. Faz parte do processo da vida. Somos livres e, nessa condição, podemos traçar aquilo que desejamos. Como diz meu pai: "Ando sempre com as malas arrumadas rumo a outro destino. Nada me prende, nada me impede de seguir a minha viagem". Talvez agora vocês entendam os meus pensamentos, né? Tal pai, tal filha. Eu concordo plenamente e, assim como meu amado pai, já estou de malas prontas para um novo destino. Bem próximo! 

Boa semana a todos e vamos seguir em frente. Sem armaduras e prisões. Coloquemos em prática a possibilidade de mudança. Vale a pena e nos faz um bem danado. Já arrumou as suas malas? Não? Faça isso, mesmo que seja para deixar de stand by. Na hora certa, Deus enviará o sinal para o check in

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Gaby, muito legal o que você escreveu.
Estou tentando fazer isso na minha vida. Deixei muito as pessoas ditarem a minha felicidade. Resolvi cortar e, apesar de ser duro, percebo que estou no caminho certo para a felicidade.
Parabéns pela boa escrita!
Fica com Deus!!

Marina disse...

me identifiquei com seu post. tb sou aquariana e me sinto assim muitas vezes. estou atualmente passando por uma mudança bem importante (e pensando, pensando, pensando...). sei que é pro bem.

abraços.

Play disse...

Prabéns Gaby. Você está certa, a vida temq ue seguir o curso que você quer. Use bem seu Livre Arbítrio que vai conseguir ser feliz ou quase (que já é um grande feito).

Celso Lacerda disse...

Amada Filha Gabi,
Como você escreve bonito minha linda. A vida se renova a cada dia e se você faz parte da vida deixa ela te embalar nos seus braços para que você seja sempre esta felicidade para você mesma, para seu PAI e para os outros.
Te amo eternamente
Celso Lacerda, Seu Pai