segunda-feira, 25 de maio de 2009

“O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas”

Saiu uma matéria ontem no Jornal A TARDE bem interessante e, ao mesmo tempo bem triste, sobre o número de pessoas que consomem antidepressivos no Brasil. Pior do que esse dado é saber que a tristeza crônica atinge também crianças. Mas o que fazer quando a vida não segue a rota que você deseja e quando seus sonhos parecem impossíveis de se realizar? Não sou especialista na área e nem tenho embasamento científico, mas faço parte dessa turma que, vez por outra, deixa se abater pelas adversidades da vida. Infelizmente, ainda deixo a tristeza se prolongar mais do que deveria. E, antes mesmo de ler essa matéria, já tinha traçado uma estratégia para viver a vida mais feliz. É justamente isso que gostaria de compartilhar com você.
Primeiro, percebi que nada vale “se queixar do vento”, se lamentar e permanecer inserido num contexto melancólico e irritantemente infeliz. Depois de identificar que passava maior parte do tempo reclamando da vida e das insatisfações externas, me peguei rindo sozinha, algumas vezes, por besteirinhas alegres. É. Depressiva não estava. Afinal, quem está numa depressão não consegue sorrir e a tristeza que sente é vazia, sem motivo. E, eu, no meio de um turbilhão de sentimentos contraditórios, conseguia pontuar exatamente as razões das minhas lágrimas. Diante disso, percebi, ainda, que precisava fazer algo real, que precisava mudar meu destino e usar o livre-arbítrio ao meu favor. Ouvia vozes internas que me diziam: “você está aqui para ser feliz. Agradeça. Confie em Deus e em você. Aja”.
E essa voz interior me fez enxergar, de fato, que somos os donos do nosso destino, mesmo. Que podemos redesenhar, não importa em que tempo da sua vida, novas histórias, novos finais, novos recomeços. Ciente disso, peguei um papel e descrevi – em tópicos – tudo o que me incomodava e me deixava triste. Identifiquei que, muito do que escrevi, era um problema meu. Era ocasionado por mim e não pelo outro. Estava dentro de mim. Ressuscitava traumas de infância e, por isso, vinha à tona em forma de melancolia. Não me deixei abater. Refiz a lista como deveria ser e o que deveria fazer para recosturar meus caminhos. Percebi que ações simples poderiam trazer de volta o meu sorriso, a minha esperança, o meu lado mais doce e sábio.
E hoje me encontro assim. Confiante no amanhã e em mim mesma. Nada de tristeza, nem de agonia, nem de lamentação. “Tudo posso naquele que me fortalece”. Pronto. Basta. Tomei uma iniciativa que me angustiava bastante e, na próxima segunda, já começo a colocar em prática uma rotina desenhada, passo a passo, por mim e, claro, passível de mudanças. Somos mutáveis, somos diferentes e somos inconstantes. Mas a nossa essência é só nossa. Deixe a sua essência falar mais alto.
Então, se você se sente triste hoje, nessa segunda-feira, anime-se. Materialize esse sentimento com palavras – sejam virtuais ou em papel – e pontue como você gostaria que fosse. Depois disso, é só correr para o abraço. Mude. Tenha atitude. Ame-se e liberte-se das amarras terrenas. Faça a vida valer a pena por você e por aqueles que lhe desejam o bem. Seja realista. Ajuste as velas!


Tocando em Frente
Almir Sater
Composição: Almir Sater e Renato Teixeira
Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

2 comentários:

Um. disse...

Numa minúscula ilha deserta, dois náufragos acordam aos primeiros raios de sol. Um deles, o pessimista, olha onde estão, se lembra quão desesperadora é a sua posição, sem saída, sem comida a não ser cocos e algum peixe, sem esperança, sem nada... Coloca a cabeça entre os joelhos e chora. O outro, o otimista, olha para o infinito céu azul e diz: "Oba, hoje vai dar praia!"

Hehehe

Hilton Souza disse...

Palavras quentes prima, pequenas atitudes podem realmente mudar todo contexto vital. Respirar, ver e arrumar é viver! belo texto!