segunda-feira, 8 de março de 2010

"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal" (Friedrich Nietzsche)

O fim de semana foi bem tranquilo, graças a Deus. Ensaiei estudar algumas vezes, mas terminei mudando o foco. Chega uma hora que a mente da gente também cansa, né? E foi bem isso que senti neste "findi". Para relaxar, no sábado, eu e maridão assistimos "Novidades no Amor" com Catherine Zeta Jones, que está impecável no papel de uma quarentona. Muito bacana e divertido o filme.

No domingo, acordei com uma enxaqueca que só Deus mesmo para ter misericórdia (rsrsrs). Tomei remédio, água de coco e descansei muito. Quando melhorei fomos assistir "O Amor Acontece" com Jennifer Aniston. Eu amei esse filme! A história é bem interessante e consegui estabelecer relações com o nosso Bendizer. Muito mais do que uma simples comédia romântica, o longa traz temas que têm tudo a ver com o nosso cotidiano, a exemplo das perdas (morte), do sentimento de culpa, da dificuldade em confrontarmos as nossas dores, a construção da imagem que queremos mostrar para os outros e o que somos, de fato, enfim, é um miscelânea de assuntos que nos interessam e muito. E claro que no meio de tantas frustrações e sentimentos confusos, eis que aparece quem? O amor. E não é assim que acontece na vida também?

Acredito que todas as histórias de amor - seja a minha, a sua, a da sua vizinha, entre outros - trazem como pano de fundo encontros e desencontros, certezas e incertezas, solidão e coletividade, amor e ódio. Engraçado que para encontrarmos a tampa da panela precisamos vivenciar enredos dignos e característicos de novela mexicana. E acredito que isso tudo é bom para criarmos referenciais do que, sem dúvida, é relevante e fundamental numa relação.

Mas o que também me chamou atenção no filme e que consegui transportar para a "vida real" é que o amor não está limitado ao romance. O amor perpassa todas as relações e é impressionante que quando evidenciamos esse sentimento tudo parece estar no lugar, estar em paz, mesmo. Por exemplo: o filho agiu de forma equivocada, contrariando os ensinamentos do pai. Se o pai agir movido a raiva e se sentir lesado pelo filho ter agido contra os seus princípios certamente ele irá alterar a sua voz e até partirá para agressão física. Mas se o pai agir com amor e se colocar no lugar do filho - como um ser humano que também erra e age contra determinados valores -, de certo, ele sentará, conversará com o filho e fará com que ele repense as suas atitudes.

Pode parecer clichê, mas acredito, realmente, que se semearmos o amor nas nossas relações poderemos ter uma sociedade mais unida e harmônica. Não é à toa que dizem que o amor transforma. E transforma mesmo. Vamos deixar o amor acontecer. E sempre que algo nos tirar do sério, vamos abrir a nossa prateleira interna para pegarmos o potinho de amor. Atitudes como essa poderão mudar o nosso dia e, claro, a nossa vida. "Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia". (William Shakespeare)

Nenhum comentário: