quarta-feira, 10 de março de 2010

Aquilo que temo, crio...

A televisão tem sido a minha maior companhia à noite. Revezo com o twitter para burlar a solidão, mas, na maioria das vezes, consigo dissipar a inércia com os programas televisivos. Na última segunda-feira resolvi assistir a um programa norte-americano que traz os problemas das famílias estadunidenses, tendo como apresentador e conselheiro Dr.Phil, que é o título da atração. É sempre muito bacana as intervenções desse terapeuta nos assuntos em cena e consigo extrair algo que possa acrescentar para a minha vida.

E, nesta semana, não foi diferente. A história foi de um casal que brigava muito. Ela estava disposta a se separar e já tinha cogitado até um novo relacionamento. O marido já tinha traído a esposa no início do casamento e ambos tinham muitas mágoas. Entre um conselho e outro, Dr. Phil soltou uma frase que me tocou profundamente e que me motivou a escever esse post e compartilhar com vocês. "Aquilo que temo, crio". Nessa hora, nada mais me interessou. O resto da história daquele casal sumiu diante do impacto dessa frase para mim.

Mas por que essa máxima me deixou paralisada? Porque consegui aproximá-la para a minha realidade. E, de fato, é verdade. O medo nos impulsiona a materializarmos o que não querermos e o que não existe. Quantas vezes achei que estava doente, porque temia estar doente? Quantas vezes fantasiei situações que não existiam porque temia que as acontecessem? E daí fui além, confrontando as situações do nosso cotidiano. Alguém aqui conhece uma amiga que teme algo e consegue projetar isso para a sua vida como se fosse real? Eu tenho várias. Pode ser uma psicose? Talvez...

Entretanto, o mais importante em identificar isso é perceber que podemos contornar tal fato. Somos capazes de reverter e vencer os nossos medos. Parafraseando Paulo Coelho, "quantas coisas perdemos por medo de perder?" Por isso, vamos combater esses temores que amarram as nossas vidas e nos levam à infelicidade? Vamos marginalizar o nosso lado criativode fantasiar o que não existe com medo de que exista. Será melhor assim. Você vai ver. :)))

Nenhum comentário: