segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

"Devia ter me importado menos com problemas pequenos"

Eu sempre me preocupei demais, com tudo. Meu semblante me denuncia diariamente e sei que preciso rever isso, senão vou viver pouco. A preocupação é uma constante em minha cabeça, porque levo tudo muito a sério. E sempre foi assim: a escola, a faculdade, a profissão, o namoro, o casamento, a família, os amigos, o blog, as inimizades e até um jogo. Dia desses, uma amiga minha disse que uma pessoa do nosso grupo não queria mais jogar Imagem & Ação comigo, porque sou muito competidora. Entendi isso como um defeito, afinal, o discurso da pessoa envolvida - que eu até conheço pouco, mas conheço o contexto - reforçou um tom de brigas e desavenças durante o jogo. Só que, na verdade, sou competidora sim, mas não porque tenho sede de vencer. O que me levar a discordar no jogo é quando percebo que algumas pessoas precisam burlar regras para fazer pontos e, assim, ganhar na brincadeira. Quando jogo, por exemplo, eu e Queridão sempre brincamos muito e brigamos também, quando achamos que estamos sendo injustiçados. Entretanto, tudo isso fica naquele momento, naquele local. Graças a Deus, somos, além de marido e mulher, amigos, companheiros e cúmplices. Temos maturidade para entender que aquilo é apenas um jogo, mas que é preciso respeitar as regras. É natural, não? 

Toda essa citação é para mostrar como levo mesmo TUDO a sério e sei que, muitas vezes, sou mal interpretada. Mas levo a sério, porque sou séria apesar de risonha e falar mais do que a nega do leite. Não gosto de atitudes duvidosas. A questão toda é essa. Entretanto, sei que a preocupação excessiva é ruim para a nossa saúde mental e física. Ela interfere diretamente em nossa paz, por isso, estou me trabalhando internamente para, aos poucos, amenizá-la. Mas isso ocorre, porque tenho um senso de responsabilidade alucinador. Às vezes, vejo como Queridão vive melhor do que eu, porque o mundo pode estar desabando que ele nem tchum... Que me dera, viu? rs 

Mas também preciso ressaltar que melhorei um pouquinho. Antes sofria muito mais por antecipação. Hoje, percebi que o mundo não acaba quando as coisas não ocorrem do jeito que gostaria. Tudo tem uma explicação e acredito, de fato, que nada acontece por acaso. A música Epitáfio, de Titãs, mostra que, realmente, não precisamos nos angustiar tanto. "Devia ter me preocupado menos, com problemas pequenos". E é assim que quero seguir agora. Nada de me descabelar porque alguma coista deu errado. Isso ocorrerá sempre. Só preciso aceitar os fatos e o que depender de mim, aí sim, correrei atrás. 

Hoje busco a serenidade que um dia eu tive e a sabedoria que ainda preciso ter. Depois disso, é só cuidar de mim e ser feliz. 


Titãs - Epitáfio

Devia ter amado mais, ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar

Devia ter complicado menos, trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos

Nenhum comentário: