segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"Que Deus não permita que eu perca o otimismo..." (Chico Xavier)

Rezo sempre. Desde que acordo até a hora em que vou dormir. No decorrer do dia, também rezo. Mas a minha reza é, na verdade, uma grande e imensa conversa com Deus. Se não fosse esse bate-papo entre mim e ele, não conseguiria costurar meus caminhos com tanta esperança. Nos deparamos diariamente com dificuldades. Algumas de grau 1, outras de grau 50, do tipo: "não vou suportar". E cheguei a um ponto da vida (sim, tudo bem que como diz minha mãe eu "só tenho 25 anos"), a viver de hipóteses. Meus amigos dão risada quando conto isso, mas é a pura verdade. Projeto lá na frente situações que poderiam acontecer comigo para identificar como reagiria. Essas simulações vão desde perdas fatais como ganhar na loteria. Deixo a minha imaginação ir e vir. Choro. Dou risada. E consigo me ver na mais pura realidade naquela situação. 

E, apesar de parecer uma grande loucura, funciona, para mim, como uma terapia. Já tive a possibilidade de vivenciar, de fato, tal hipótese e reagi melhor do que pensara. Acho que foi uma técnica que descobri para amenizar certos sofrimentos e estimular cautela em alguns momentos. Em todas as hipóteses, procuro enxergar com otimismo. Assim como Chico Xavier escreveu, eu também desejo viver dias melhores. Não dá para chegar ao fundo do poço sem cogitar a possibilidade de mudança, né? Seria enlouquecedor... 

E Chico Xavier é um homem que tenho total admiração. Sempre que estou tristinha ou pensativa, costumo ler algumas palavrinhas de Chico. Por isso, separei textos para você também refletir... 

"Uns queriam um emprego melhor; outros, um emprego... 
Uns queriam uma refeição mais farta; outros, apenas uma refeição... 
Uns queriam uma vida mais amena; outros, apenas viver... 
Uns queriam ter pais mais esclarecidos; outros, apenas ter pais... 
Uns queriam ter olhos claros; outros, apenas enxergar... 
Uns queriam ter voz bonita; outros apenas falar... 
Uns queriam o silêncio; outros, ouvir... 
Uns queriam um sapato novo; outros, ter pés... 
Uns queriam um carro; outros, andar... 
Uns queriam o supérfluo... 
Outros, apenas o necessário..."*


******

Tudo que criamos para nós, 
de que não temos necessidade, 
se transforma em angústia, em depressão...

****

"A desilusão de agora será benção depois." 

****

"Lembra-te sempre: cada dia nasce de um novo amanhecer."

****

"Viver é sempre dizer aos outros o quanto eles são importantes.Por que um dia eles se vão...
E ficamos com a nítida impressão que não amamos o suficiente".


Um comentário:

MitoVaite disse...

É A MAIS PURA VERDADE.TUDO QUE TEMOS É SULFICIENTE PARA CONTINUARMOS NOSSA CAMINHADA,NAO DEVEMOS PEDIR MAS DO QUE MERECEMOS.