domingo, 4 de maio de 2008

"Dessa vez eu já vesti minha armadura"

Estava aqui pensando com os meus botões. De nada vale viver a vida sem objetivos e metas. Aquele lance de "deixa a vida me levar" é para quem não cria expectativas em torno do amanhã. Quem pensa em ser alguém melhor e conseguir alcançar desejos não tem como esperar que tudo ocorra de forma natural. E eu estou nesta segunda opção. O livre arbítrio está aqui para quê? E é com esse poder de decisão que precisamos desenhar a trilha que queremos seguir.
Por muito tempo, usei os termos "objetivo" e "meta" como sinônimos. Mas ainda bem que voltei a estudar e num desses textos de Comunicação Organizacional me "esbarrei" com tal definição. Há diferença. E muita! Quando a gente começa a distinguir esses conceitos, podemos planejar nossa trajetória de forma mais assertiva. Em poucas palavras, o objetivo pode ser definido como algo que queremos atingir. Já a meta, é o tempo que estabelecemos para alcançar esse objetivo. Fácil, né?
Diante disso, reavaliei meus objetivos e estabeleci METAS. De nada adianta querer muito alguma coisa e não definir o tempo médio de realização desse "sonho". Atrelado a tudo isso, vem o planejamento e, é claro, as estratégias. Viver sem projetar o amanhã é dar vazão ao acaso de maneira inconseqüente. Claro que o que planejei pode dar errado. Mas o fato de me preparar para algumas situações já me deixa cada vez mais próxima do meu objetivo. Atualmente, luto por quatro deles. A minha meta é a de que o mais audacioso dure, em média, 5 meses. Quando as metas forem alcançadas, eu conto aqui no blog. No mais, hoje eles estão apenas na lista dos "desejos".
Elaborem seus objetivos e não esqueçam de "temporalizá-los". O resultado vai valer a pena!

Nenhum comentário: