segunda-feira, 26 de maio de 2008

Resignação...

Estou com a cabeça borbulhando... muita coisa quero registrar aqui e compartilhar com os internautas do mundo inteiro. E que bom, viu? Estou voltando a ser blogueira de verdade como nos velhos tempos... mas, precisamente, há 8 anos, quando entrei para esse mundo virtual.
Mas o papo sério de hoje que quero trocar com vocês é sobre uma palavrinha que eu adoro: resignação. Além de ser gostosa de falar, ela é essencialmente importante (sim, permitam-me a redundância) para vivermos de forma mais feliz. Resignação nada mais é do que aceitar. A enxergar um fato pelo lado bom, típico de Poliana. Lembram? Quando eu uso esse termo, proponho não a aceitação pelo simples comodismo ou preguiça de racionar ou agir diferente. Essa expressão, para mim, representa uma forma de compreender a minha própria realidade sem me revoltar, mas sim, elaborando maneiras de superar uma dor, uma doença ou alguma adversidade.
Vou exemplificar. Sempre que assisto a esses programas sensacionalistas ou que se auto-intitulam como "decodificadores da realidade", rezo muito para que Deus dê fé, força, coragem e resignação para essas pessoas. Simplesmente, porque desejo que elas consigam aceitar o atual momento que vivem, mas com fé e perseverança para superá-lo. Por isso, ela faz parte do meu vocabulário e das minhas orações. Outro exemplo: quando o padre desapareceu voando com os balões em Santa Catarina, a primeira palavra que pensei foi... resignação. É isso que a família dele precisa nesse momento. Aceitar que, infelizmente, ele tem uma probabilidade imensa de ter desencarnado, mas, em contrapartida, repensarem que ele estava seguindo o seu coração e a sua própria vontade e, a partir daí, recosturar a ferida.
Resignação. Mas não esqueçam que aceitar apenas não basta. É preciso transformar essa resignação em coragem e possibilitar um novo enquadramento de um fato. É preciso enxergá-lo a partir de outras perspectivas. Talvez de forma seletiva. Talvez de forma intensa. Não sei ao certo. Mas aja da forma que seu íntimo possa ser reconstruído sem perder o que há de mais belo dentro de você: o amor ao próximo.

Nenhum comentário: