quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu. (Voltaire)

Muitas pessoas ainda tratam o tema “inimigo” como um verdadeiro tabu. Dia desses, colocaram aqui do lado da porta de casa uma macumba. Só que moramos no mesmo local eu e Thi, meu irmão e minha cunhada. Assim que identificamos tal mistura (vatapá, moedas e coco ralado) começamos a pensar na hipótese de quem teria essa má intenção com um de nós ou com todos nós. Minha cunhada disse que não deve ter sido para ela, porque não tem inimigos. Meu irmão é descrente e Queridão também achou que deveria ser para o vizinho. Resultado: só eu cheguei a acreditar que pudesse ser para alguém. Seria para mim tal feitiço? risos...

Acredito no espiritismo e sei que existem sim, inimigos encarnados e desencarnados. O caso dessa pessoa que colocou o “pratinho” lá ainda representa uma incógnita, mas tenho certeza que coisa boa não era. Não conheço pessoas que freqüentam o candomblé ou a umbanda, daí a minha dificuldade em nomear um idealizador. Entretanto, não me apego a tal fato a ponto de me preocupar com isso. Meu Deus é maior do que todas as forças ruins e acredito que só nos impactamos com alguma energia negativa quando estamos abertos a isso.

Destaco, todavia, que existem sim pessoas ruins e que não gostam da gente sem nem a gente saber. O Orkut é prova disso. Você já recebeu algum recado de pessoas anônimas lhe desejando mal? Vez por outra recebo. E o que tenho a dizer sobre isso? Só lamento por ela se apegar a uma energia tão ruim para uma pessoa que se quer deseja o mal dela. Eu nem sei quem é e nem faço questão de saber. Mas costumo rezar pelos meus inimigos conhecidos e desconhecidos. Viver num mundo de Alice a ponto de achar que todas as pessoas lhe adoram é atestar a sua vaidade extrema. Em poucas palavras, é se achar demais. A gente nunca vai saber, ao certo, quem gosta da gente de verdade. Quem são nossos amigos e o que eles nos desejam. Por isso, Paulo Coelho disse uma vez que os inimigos ganham proporção de acordo com o destaque que damos a eles. E ainda ressalta: “perdoe seus inimigos, mas não os confunda com um amigo”. E é verdade. Se dermos muita ênfase, vamos deixar nosso inimigo poderoso. Afinal, o que é esse tal inimigo? Para mim é uma pessoa que se apega a um possível defeito ou falha do outro e faz disso sua morada. Seus dias são recheados de inveja, ódio e mágoa. Tenho pena de quem vive assim e rezo, diariamente, para que a paz reine nos corações. Sem falsa modéstia, mesmo! Os inimigos que já consegui identificar ao meu redor estão na minha lista de oração, porque deve ser muito ruim e infeliz viver desejando mal ao outro.

Claro que quando sabemos que alguém nos quer mal imediatamente revidamos com a mesma energia. Mas, depois que entendi que isso só aumenta essa relação de inimizade, estou me trabalhando para não entrar nessa sintonia. E o próprio Evangelho diz isso, né? O grande desafio do ser humano é desejar o bem quem nos quer mal. Porque desejar o bem quem nos quer bem é fácil e instintivo.

Por isso, além de ter “olho de Tandera” para meus inimigos, também costumo observar meus amigos. Já tive experiências de melhores amigos que hoje se transformaram em potenciais inimigos. Não são inimigos, de fato, porque não estimulo essa relação. É preciso ter diplomacia. Como bem disse John Kennedy, “perdoe seus inimigos, mas não esqueça seus nomes”. E, aproveito ainda, para dizer que não devemos nos apegar a isso. Não devemos perder tempo com essas questões. O bom da vida é tirar isso de letra e percebermos, diariamente, que temos amigos. Sem eles, não teria discernimento para enxergar quem são meus inimigos.

 

Ah... e se algum inimigo estiver lendo meu blog, por favor, me queira bem. Não custa nada e só faz bem a você mesmo. ;)

 

Para finalizar esse post, fico com a Oração a São Jorge:


Eu estou vestido e armado com as roupas e as armas de São Jorge, 
para que os meus inimigos tenham pés e não me alcancem,
tenham mãos e não me toquem, tenham olhos e não me vejam, 
e nem mesmo em pensamento eles possam me fazer mal. 

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão.
Facas e espadas, se quebrem sem o meu corpo tocar.
Cordas e correntes, arrebentem sem o meu corpo amarrar. 

Jesus Cristo, me proteja e me defenda 
com o poder de sua santa e divina graça
Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, 
e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, 
seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos. 
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, 
estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas,
defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, 
e que debaixo das patas de seu fiel ginete 
meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
Assim seja com o poder de Deus
de Jesus e da Falange do Divino Espírito Santo.

Um comentário:

marisa disse...

claro que gostei muito desta postagem.Sem duvida naô podemos nos esqueçer de nossos inimigos mas temos o dever de ser inteligentes e aprender tirar proveito porque saô eles ate que nos ajudam a crescer espiritualmente .Madureza vai ser o nosso objectivo para naô lhes dar mos interesse mas sim aspiraçaô.Muita coragem e um abraço de marisa silva